Veremos a seguir para que serve o abacaxi e quais são sua principais propriedades para a saúde e boa forma:

1) Ajuda a perder peso
Comer uma fatia de abacaxi após as refeições, na lanche da manhã ou da tarde vai te ajudar a manter a dieta e perder os quilinhos extras. Isso porque o abacaxi contém muita água (cerca de 87% do seu peso é de água) e fibras, além de baixa densidade calórica, apena 50 calorias por fatia. Essa combinação faz com que você se sinta satisfeito por mais tempo, e com poucas calorias. Além disso, ajuda a matar ou pelo menos enganar aquela vontade de comer doces e não fugir da dieta. Assim, você come menos e ainda tem o benefício de todas as vitaminas e minerais da fruta.

Claro que o consumo exagerado e sem encaixar adequadamente na sua dieta pode prejudicar o emagrecimento e até levar ao ganho de peso, pois contém carboidratos. Por isso deve-se sempre consumir o abacaxi com moderação e contabilizar as calorias no seu balanço diário, que deve ter um deficit de calorias caso seu objetivo seja perder peso. O emagrecimento é um dos benefícios do abacaxi mais desejados.

2) Ajuda no alívio das dores pós treinamento
A bromelina, uma enzima presente no abacaxi, possui efeitos anti-inflamatórios e é muito útil para os praticantes de atividades físicas que sofrem com o inchaço e dores após o treinamento, traumas, lesões musculares e dores nas articulações. Portanto, ajuda no rendimento de atletas e não atletas por otimizar o tempo de recuperação muscular e pode ser um excelente aliado para seus treinos.

3) Pode ajudar no ganho de massa muscular
É muito interessante descobrir os benefícios do abacaxi para a boa forma. Pessoas com objetivo de ganho de massa magra geralmente têm dietas ricas em proteínas. A bromelina é uma enzima que atua na digestão das proteínas, melhorando a quebra destas em aminoácidos, que são os componentes absorvidos pelo intestino e que irão ser utilizados como recurso pelos músculos para recuperação e construção de mais tecido muscular. Assim, o abacaxi ajuda a melhorar a digestão das proteínas em aminoácidos, otimizando o valor nutricional dos alimentos ricos nesse nutriente e o suprimento para os músculos.

Quando consumido após o treinamento, o abacaxi também é uma boa fonte de carboidratos para a recuperação muscular imediata, uma vez que o exercício promove o consumo do glicogênio armazenado nos músculos e um treino mais intenso pode, inclusive, levar ao início da degradação de massa muscular como fonte energética.

Além disso o abacaxi também contém potássio. Apesar de não conter quantidades extremamente elevadas – uma porção de 100g de abacaxi fornece cerca de 5% das quantidades diárias recomendadas – ele pode ser um aliado de outros alimentos que também contém esse mineral para que você consiga atingir a ingestão adequada. O potássio tem papel fundamental no equilíbrio de eletrólitos do organismo, na contração muscular e cardíaca, melhorando o desempenho esportivo e evitando a fadiga.

4) Melhora a pele e o cabelo
Por ser extremamente rica em vitamina C, comer abacaxi e até mesmo usá-lo externamente pode trazer muitos benefícios para a pele. Essa vitamina estimula a produção de colágeno e elimina os radicais livres, ambos relacionados à firmeza, hidratação e sinais da idade. Além disso combate a acne e melhora a cicatrização.

Para o uso externo basta aplicar o suco recém feito na pele e deixar agir por 10 minutos, enxaguando em seguida. Não se deve aplicar na região dos olhos para evitar irritação. A vitamina C se oxida rapidamente quando em contato com o ar, por isso não terá ação caso a fruta não esteja fresca.

A bromelina presente no abacaxi também traz benefícios para a pele por ter ação anti-inflamatória, melhorando a acne, problemas no couro cabeludo, rachaduras nos pés, etc.

Uma mistura do suco de abacaxi com óleo de coco também pode ser um excelente alívio natural para rachaduras nos lábios.

5) Ajuda na digestão
Pela ação na quebra de proteínas, a bromelina auxilia o organismo da digestão de alimentos ricos nesse nutriente, ajudando a melhorar a sensação de mal-estar após uma refeição exagerada por exemplo. Além disso as fibras vão ajudar no funcionamento do intestino e aliviar o inchaço e a constipação.

6) Protege contra uma série de doenças
A ação anti-inflamatória da bromelina tem ainda mais benefícios. Estudos demostraram sua ação contra a osteoartrite e o câncer, doenças associadas a excessivas condições inflamatórias. Uma pesquisa identificou que a bromelina foi capaz de prolongar a sobrevida de animais com diversos tipos de tumor. Mais estudos e evidências clínicas são necessárias para comprovar os resultados.

7) Ajuda no controle da coagulação sanguínea
A bromelina mostrou ainda efeitos na coagulação do sangue, ajudando na sua redução. Portanto, o abacaxi também pode ser um excelente alimento para quem faz viagens de avião por longos períodos, quando o risco de trombose é aumentado, além de outros pacientes com doenças relacionadas à alta taxa de coagulação.

8) Ossos saudáveis
Dentre os benefícios do abacaxi está o fato de ajudar a ter ossos saudáveis. O abacaxi é fonte de manganês, uma porção fornece até 70% das quantidades diárias necessárias desse mineral. O manganês é cofator de uma série de enzimas no corpo humano, sendo essencial na construção e manutenção dos tecidos ósseos e conjuntivos. Também previne a ocorrência de osteoporose em mulheres pós menopausa. Assim, uma porção diária de abacaxi vai te ajudar a manter a saúde do ossos, sendo também muito importante para crianças e adolescente durante o crescimento.

Além disso, o manganês atua no metabolismo de carboidratos e lipídeos e na reprodução ajudando no bom funcionamento do organismo de maneira geral.

9) Sistema imunológico mais forte e ação antioxidante
Uma fatia de abacaxi de 100g fornece 80% das necessidades diárias de vitamina C. Essa vitamina, também chamada ácido ascórbico, é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados, outros tipos de infecções, doenças cardíacas, protegendo os vasos sanguíneos e auxiliando no funcionamento das células brancas do sangue, que são as principais células de defesa.

Além disso a vitamina C é um potente antioxidante, combatendo os radicais livres internos e externos ao organismo, doenças como aterosclerose e câncer e o envelhecimento precoce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *