Sabemos que a televisão, os celulares e tabletes exercem forte influência negativa sobre as atitudes, a escolha dos alimentos entre crianças, adolescentes e adultos quando estão assistindo, por isso, precisamos ficar atentos ao que está sendo anunciado, na tv, nos filmes, nos desenhos, nos comercias, pois nem sempre é o melhor para o nosso corpo.

A televisão exerce influência desde cedo, hoje em dia é muito comum os pais deixarem os filhos assistindo desenhos na tv, no tablete ou celular enquanto fazem uma refeição. Um número bastante expressivo de crianças inicia suas atividades como telespectadores, quando ainda são bebês. Após os dois anos de idade, grande parte das crianças permanece cerca de 3 a 4 horas diárias diante de um aparelho de televisão. Isso representa uma exposição de 24 horas semanais aos comerciais de televisão. O fato da criança pequena ainda não alfabetizada, responder inicialmente a sons e imagens e não à palavra escrita torna-a especialmente vulnerável. Pesquisas têm indicado que a criança pequena não necessita mais do que 20 a 30 exposições a um determinado comercial para assimilar a mensagem.

ATENÇÃO: Se você só faz refeições com seu filho assistindo um aparelho digital, saiba que este hábito é muito prejudicial para as crianças, pois a criança não presta atenção ao que come, não vê as cores, não sente a textura, os sabores e perde a noção da quantidade de comida que está ingerindo. Ela perde a atenção na comida e acaba comendo mais do que necessita e consequentemente, acaba armazenando esse excesso em forma de gordura adiposa levando a uma obesidade infantil. Comer é na mesa, sem distrações, faça combinados e deixe tudo desligado, este é um momento de devemos também socializar e conversar com nossos filhos.

Estima-se que crianças e adolescentes gastem em média 5-6 horas por dia assistindo televisão aberta e o número de comerciais que estimulam o consumo de alimentos pobres em nutrientes aumentou de 11 para 40 por hora nas últimas duas décadas. (Moura 2010)

Além da grande oferta de alimentos, existe uma falta de informações sobre os mesmos, abrindo, espaço para que os anúncios transmitidos pelos meios de comunicação direcionem nossas escolhas alimentares, e, por consequência, influenciem os nossos hábitos alimentares. Assim, percebemos que o que escolhemos para comer é influenciado não só pelos nossos gostos, mas também pelo que a propaganda nos mostra e nos oferece. Seria ótimo vermos propagandas que nos estimulassem a comer de forma saudável, mas isso não acontece com frequência.

Alimentos com muita gordura, açúcar e sal são aqueles que são anunciados em grande quantidade e várias vezes ao dia, não sobrando espaço para aqueles que precisam ser mais consumidos pelas crianças como as frutas, verduras e legumes.

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