A criança, como está em constante fase de desenvolvimento, precisa manter uma alimentação regrada e balanceada, cheia de nutrientes e vitaminas para garantir o seu crescimento saudável. Isso vale tanto para as refeições diárias principais quanto para os lanches intermediários. Por isso, as mamães precisam ficar atentas com o que o seu filho está comendo na escola ou mesmo com o que estão colocando na lancheira dele.

A nutricionista infantil Dra. Susy Graff comenta sobre os malefícios da má alimentação. “Se a criança ficar muito tempo sem se alimentar entre as refeições, ou não se alimentar adequadamente, ela pode perder peso, ficar cansada mais facilmente e até mesmo sentir tontura. O lanche é imprescindível. Recomendo que ela se alimente de três em três horas”, diz.

“Quanto mais completo for o lanche da criança, mais qualidade terá a sua alimentação. Os itens da lancheira são para uma refeição complementar. É preciso que nela tenham alimentos construtores, reguladores e energéticos”, recomenda. Ela explica que os construtores são os leites e derivados, requeijão, manteiga, presunto, peito de peru; os reguladores são as diversas frutas e sucos; e os energéticos são os pães, bolachas, barrinha de cereal, entre outros.

A nutricionista dá dicas para as mamães sobre o que elas devem evitar colocar na lancheira de seus filhos. “Alimentos que possam estragar como os frios, iogurtes, alimentos gordurosos, como frituras, coxinha, risoles, refrigerantes, não devem estar na lancheira. Também deve evitar balas, chicletes, chocolate em excesso”, diz. Ela indica que a lancheira contenha sucos, frutas, bolacha salgada, e diz poder incluir até um achocolatado e bisnaguinha com requeijão, manteiga. Além disso, “a mãe precisa analisar a textura do alimento em relação à faixa etária da criança. Não adianta colocar um alimento muito duro ou grande para uma criança muito pequena, pois ela pode se engasgar”.


Se você não tiver uma lancheira térmica, não tem problema. Há outras maneiras de manter o lanche fresquinho. Além de usar o papel alumínio para embalar lanches, frutas, a Dra. Susy recomenda usar um produto disponível nas lojas para manter resfriados os alimentos. Trata-se de um plástico lacrado que contém água dentro e, quando colocado no congelador, vira gelo e pode ser introduzido na lancheira para manter os alimentos fresquinhos. Outra dica da nutricionista é preparar o lanche logo de manhã, pouco antes de a criança ir para a escola.

Não se pode esquecer de higienizar a lancheira. “Toda semana é bom lavá-la com detergente e água sanitária”, diz a Dra. Susy. Ela ainda reforça que todos os dias deve-se passar um pano úmido ou lavá-la para deixar a lancheira limpa para o próximo uso.

Caso você não saiba o que deve introduzir na alimentação diária do seu filho, a Dra. Susy indica a consulta a um especialista. “A partir do momento que a criança entra na escola é importante que as mães procurem uma nutricionista para acompanhar a alimentação correta do seu filho”, recomenda a Dra. Susy. Sem dúvida, dessa forma fica mais fácil montar um cardápio saudável e nutritivo.

Fonte: ITodas

17 thoughts on “Como montar uma lancheira saudável, sem deixar de lado o sabor

  1. Pingback: earl
  2. Pingback: Leroy
  3. Pingback: isaac
  4. Pingback: rodney
  5. Pingback: kurt
  6. Pingback: bradley
  7. Pingback: christopher
  8. Pingback: Alejandro
  9. Pingback: roland
  10. Pingback: Brian
  11. Pingback: Julius
  12. Pingback: ronnie
  13. Pingback: Carlos
  14. Pingback: Ronnie
  15. Pingback: Charles
  16. Pingback: ronnie
  17. Pingback: Jason

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *